quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Práticas esportivas para quem não curte malhação


Não é fácil manter a forma com as inúmeras facilidades que a tecnologia e a industrialização trouxeram: para mudar de canal, tem o controle remoto; para ir à padaria, tem o carro; para comer, tem os alimentos congelados. Resultado: aquela barriguinha saliente.

O problema nem é tanto estético, mas sim a questão da saúde! Já que a obesidade facilita o surgimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares.

Para fugir do problema, as academias viraram a vedete da vez: acabam com o sedentarismo, trabalham a estética corporal e ainda garantem um clima descontraído – onde você pode até conhecer gente nova.

O que muita gente esquece é que a academia não é a única opção. Existem muitas outras possibilidades de gastar a energia que acumulamos da nossa alimentação e que economizamos na “automaticidade” do dia-a-dia. Alternativas não faltam para aqueles que não curtem e se sentem mais estressados puxando ferro.

Muay Thai

O Muay thai é uma luta criada na Tailândia e a tradução ao pé da letra é: Muay – luta; thai – Tailândia; luta tailandesa, mas também se considera como tradução a expressão boxe tailandês. É um esporte tão tradicional lá, que seria comparado ao futebol daqui. Como a sua criação foi há mais de 2000 anos (época que não existia armas de fogo) foi inicialmente usada na guerra e só depois os tailandeses começaram a usar a luta como uma ferramenta na preservação da boa saúde.

É por este último aspecto que o Muay thai se difundiu pelas academias no mundo inteiro, encontrando terreno fértil nas grandes cidades em que seus habitantes padecem sob o estresse típico da vida moderna. Assim, muitos deixaram o sedentarismo de lado, ou até mesmo a academia, por achar que a luta é mais prazerosa e alivia muito o estresse.

#O Muay thai é uma arte marcial que mexe com todo o corpo e gasta bastante energia, pois envolve golpes com os punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos e pés.

Mas se você não gosta de luta, por achá-las violentas ou de ficar em ambiente fechado. Que tal outra opção? Gosta de contato com a natureza e a água? Tenho uma excelente dica, caso sua cidade tenha um rio limpo, praia ou uma lagoa!

Caiaque
A atividade é tão prazerosa que só o fato de escrever sobre me deixa mais animado, com um pouco de sensação de êxtase.

O caiaque também começou de forma puramente utilitária, e não como forma de lazer e/ou meio desportivo. Era o meio pelo qual os esquimós pescavam para se alimentar e sobreviver. A palavra caiaque, na língua local, significa barco de caçador. Acabou que o caiaque se tornou uma pequena embarcação desportiva, que proporciona um excelente contato com a natureza e grandes emoções, utilizado para lazer e competições.

Nessa atividade você consegue facilmente desenvolver seus músculos superiores. Bíceps, peitoral e costas ficarão tonificados! Lembra do movimento da REMADA na musculação?

Há basicamente dois tipos de estrutura do caiaque: o de água de doce e o de água salgada. A partir deles, surgem as demais variações, como o caiaque a vela, o fishing, entre outros.

Os preços variam de 1450 reais a 6500, mas acredito que você pode encontrar muito mais barato caso tenha interesse em comprar um caiaque usado com alguém confiável, ou até mesmo naqueles sites que os vendedores são autônomos. E ainda há opção de alugar!

Mas lembre: praticar o caiaque não é só comprá-lo e colocá-lo no rio; é preciso ter alguma noção de remo, de vento e postura.  Recomendamos que você procure um curso.

A atividade oferece riscos, pois o caiaque pode virar. O perigo aumenta dependendo do rio em que você navega. Avalie a correnteza, corredeiras e quedas d’água, e sempre use colete salva-vidas.

Caso queira algumas dicas, clique AQUI

Muay thai e caiaque são novas tendências conquistando um número cada vez maior de adeptos. São atividades antigas, porém só recentemente a prática se desligou do uso tradicional e virou uma atividade desportiva praticada no dia-a-dia.



E aí? Já decidiu qual atividade praticar? O importante é deixar o sedentarismo de lado, pois a prática de atividades físicas é requisito para se manter uma vida saudável, além de contribuir com o bem-estar, proporcionando satisfação e prazer.

Mas se ainda assim, nenhuma das opções anteriores lhe agradou, numa próxima oportunidade falo sobre outra atividade: 

Corrida:


0 comentários:

Postar um comentário