sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pílula anticoncepcional pode causar câncer

anticoncepcional1
A pílula anticoncepcional embora diminua os riscos de câncer de ovário, pode aumentar significativamente o risco de câncer de mama. (Foto: Divulgação)
O uso de pílulas anticoncepcionais são benéficas em relação à diversos fatores da saúde. As mulheres optam pelo uso de pílulas anticoncepcionais, pois é um dos melhores modos de se evitar uma gravidez indesejada, depois do preservativo.
Além de evitar uma gravidez indesejada, apílula anticoncepcional reduz alguns hormônios que são responsáveis pela gordura e pela produção de acne. Isso aumenta consideravelmente o uso deste método pelas mulheres. Segundo estudos, o uso de pílula anticoncepcional reduz significativamente o risco de se ter câncer de ovário, mas por outro lado, acaba aumentando o risco de ter câncer de mama. Por que será que isso acontece?

Menos câncer de ovário, Mais câncer de mama

Independente de evitar uma possível gravidez e eliminar outros excessos causados por hormônios, o uso da pílula não garante a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, que só ocorre através do uso de camisinha, e o uso regular da pílula também aumenta o risco de câncer de mama.
Segundo o estudo publicado no British Journal of Cancer, utilizar contraceptivos orais durante qualquer período está associado com o aumento do risco de câncer de mama. Para cada 100.000 mulheres que tomam pílula durante dez anos, há 50 casos a mais de câncer de mama. Em contrapartida, o estudo mostra que o uso do anticoncepcional diminui significativamente o risco de câncer de ovário. O estudo foi realizado com um acompanhamento de mais de 300.000 mulheres que tomavam pílula anticoncepcional com a combinação de dois hormônios, a progesterona e o estrogênio. O estudo mostrou que as mulheres que tomavam pílula por dez anos tiveram o risco de desenvolver a doença cortado pela metade, comparando com aquelas que usavam pílulas por apenas um ano ou mais tempo.
Usar os contraceptivos durante qualquer período está associado a uma redução de 15% no risco de câncer no ovário. O risco irá diminuir de acordo com o uso da pílula, ou seja, se uma mulher usar a pílula anticoncepcional por dez anos, o risco é diminuído em cerca de 45%.
Pílula Anticoncepcional
O estudo mostra que quanto maior o tempo de uso da pílula, menores são os riscos do câncer de ovário, mas que em contrapartida, maiores são os riscos para o câncer de mama. (Foto: Divulgação)

Por que isso acontece?

A maior explicação para que isso aconteça é que durante o uso de pílula anticoncepcional, a mulher sofre uma alteração forte e significativa nos hormônios. O uso da pílula anticoncepcional pode impactar diretamente no surgimento do câncer devido as alterações dos níveis hormonais no organismo. Esse estudo pode servir para orientar mulheres que tenham maior risco de ter esse tipo de câncer. O estudo mostrou ainda como os hábitos alimentares e de vida podem influenciar no aparecimento e no aumento do risco de câncer.

0 comentários:

Postar um comentário