Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios do licopeno conhecido por ser um substância que previne o corpo de alguns cânceres, como o de próstata, endométrio, pulmão e mama, o licopeno dá a cor avermelhada a frutas e legumes tais como tomate, melancia, goiaba e mamão. A surpresa aqui é que pesquisas indicam que a quantidade da substancia encontrada na melancia é 40% maior em relação ao tomate, uma das fontes mais famosas e conhecidas até o momento.
Mais não para por aqui, O licopeno encontrado na melancia é mais bio disponível ao corpo, ou seja, está pronto para ser absorvido mais facilmente em comparação ao tomate, que precisa ser aquecido para alcançar os mesmos níveis.
Outra boa noticia vai para quem faz academia. A melancia é rica em citrulina, um precursor da arginina, um importante aminoácido responsável pela recuperação muscular.
Já para os fumantes, a melancia traz um benéfico adicional: repõe a agua perdida (para quem não sabe o cigarro desidrata todo o aparelho respiratório), graças aos seus quase 90% de água em sua composição.
A melancia, uma ótima fonte de vitaminas C, A e B6, estudos recentes descobriram que a melancia, que tem origem na África, também é um excelente antioxidante e pode fazer bem para a saúde sexual.
O consumo regular de melancia é benéfico para homens e mulheres e previne a disfunção erétil, a hipertensão, melhora a sensibilidade à insulina e a degeneração macular. Isso porque a fruta é rica em licopeno, que é um poderoso antioxidante carotenoide que neutraliza radicais livres, que por sua vez, são substâncias nocivas ao corpo.
A melancia tem grande quantidade de potássio, que é ótimo para limpeza dos rins, e muitos antioxidantes, que ajudam a mantê-los saudáveis. Além disso, a melancia reduz a quantidade de ácido úrico no sangue, diminuindo o risco de cálculo renal e também é muito boa para o coração, reduz o risco de ter um derrame.
A inclusão da melancia na dieta tem como benefício ainda diminuição do colesterol e das chances de desenvolver artrite reumatoide e ortoartrite, além de proteger o corpo de alguns cânceres, como dito no inicio. Estudos indicam ainda que os benefícios do licopeno e do betacaroteno presentes na fruta melhoram quando ela é consumida em temperatura ambiente. Por isso, vale o sacrifício de deixá-la um tempinho fora da geladeira.
Por essas e outras razões, a melancia é uma excelente fonte de saúde e especialmente licopeno para quem não pode ou não gosta de tomates.
0 comentários:
Postar um comentário